JORNADA ACADÊMICA GRADUAÇÃO – VETERANOS (Migrados do sistema Lyceum) 

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Canais de atendimento

1) Atendimento remoto (SIA)

1.1) Requerimentos
Com o SIA, você poderá consultar qualquer assunto da sua jornada acadêmica, de maneira simples e dentro do próprio ambiente virtual. Se preferir, você pode realizar seus requerimentos na Secretaria de seu campus ou nos demais canais de atendimento disponíveis.
Com a mudança do sistema, ao realizar requerimentos dentro do SIA, você encontrará novas nomenclaturas de acordo com a sua solicitação. Ao realizar um requerimento de Declarações Acadêmicas, por exemplo, agora você precisa especificar o tipo de declaração. Não se preocupe! São mudanças simples, apenas na nomenclatura.

1.2) Reclamações
São utilizadas quando o aluno não consegue resolver a solicitação através do requerimento, para reportar reclamações sobre atendimento, financeiro, pedagógico, infraestrutura ou processos acadêmicos em sua Unidade/Polo.

1.3) Ouvidoria
É utilizado quando o aluno não consegue resolver a solicitação através da reclamação para relatar insatisfações sobre as reclamações abertas e não esclarecidas ou denúncias e elogios.

2) Atendimento presencial

2.1) Secretaria de alunos
Você continuará recebendo atendimento presencial para tratamento de assuntos acadêmicos e financeiros que não podem ser resolvidos remotamente. Procure a sua unidade ou os canais de atendimento disponíveis.

2.2) Coordenação de cursos
Caso você precise tratar de algum assunto acadêmico que não pode ser resolvido remotamente e precise de análise de um coordenador, você terá um atendimento presencial com a coordenação dos cursos. 

O atendimento com Coordenador de Curso poderá ocorrer também via Microsoft Teams. Você deverá acessar a ferramenta Teams e clicar em: Assistente de Agendamento >> Agendar reunião.


2.3) Coordenação de Polos
Caso você precise tirar alguma dúvida sobre webaula e tutorias que não pode ser resolvido remotamente, você terá um atendimento presencial com o coordenador de Polos.

3) Atendimento remoto (WhatsApp)
3.1) O atendimento remoto possibilita ao aluno ter a opção de falar com a sua Unidade através do WhatsApp sem precisar comparecer presencialmente.
Acessar: estacio.br. Depois, clique em “Fale com a gente >> Plantão coronavírus >> Atendimento Remoto”. Em seguida, escolher uma das opções (Acadêmico, Secretaria ou Atendimento ao candidato).  O número do WhatsApp estará disponível de acordo com o nome da Unidade.

4) Call Center
Se você é aluno de curso presencial, ligue para 4003-6767 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 880 6767 (demais regiões) para esclarecimentos e dúvidas sobre assuntos acadêmicos, financeiros, entre outros. Horário: segunda a sexta, das 8h às 21h. Sábado das 9h às 18h.

5) Chatbot
Você pode contar com uma assistente virtual chamada Eva, que fica disponível dentro do Portal do Aluno SIA e no site da Estácio. A Eva é um robô de atendimento para ajudar na jornada acadêmica do aluno, reconhecendo perguntas e oferecendo respostas rápidas sobre funcionalidade e recursos do SIA.
Material de apoio: 

App do aluno: Minha Estácio

A partir do próximo semestre de 2022.1, sua vida ficará muito mais fácil com o nosso aplicativo Minha Estácio. Nele, você poderá acessar as principais funcionalidades do SIA, seu novo sistema de informações acadêmicas: consultar disciplinas, histórico escolar, notas, realizar o pagamento de mensalidade, agendar provas e solicitar qualquer tipo de documento ou requerimento. Você também terá acesso à carteirinha virtual, à Biblioteca Virtual, ao calendário acadêmico e ao portal de negociações e poderá agendar atendimento na unidade ou realizar a renovação de matrícula.

Você precisará baixar o aplicativo nas plataformas Android ou iOS.

Carreiras

A partir da mudança no sistema, você terá um portal exclusivo, onde você encontrará oportunidades de estágio e vagas efetivas. Esse benefício é válido para alunos e egressos e se chama “Encontre sua Vaga” e tem mais de 60 mil vagas em todo Brasil, inclusive com oportunidades de trabalho remoto.
Além disso, todos os meses diversas ações online são realizadas pensando em desenvolver suas competências técnicas e comportamentais. Além de dar dicas básicas como: o que contar em um processo seletivo, como montar um LinkedIn atrativo e como começar a empreender.

Estágios

O estágio obrigatório é uma disciplina que faz parte da grade curricular da maioria dos cursos de graduação. Para fazer o estágio obrigatório, o aluno deve estar matriculado na disciplina correspondente. Já o estágio não-obrigatório é uma atividade opcional onde o aluno vivencia a pressão de maneira prática, conhecendo o mercado de trabalho e adquirindo experiências. Para mais informações sobre Estágios, acesse os documentos disponíveis na opção “Carreiras” em seu Portal do Aluno.

Material de apoio: